Mudança para CNH Especial

A Habilitação Especial compreende o direito às pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência que possa acometer as capacidades motoras e/ou cognitivas. Por esse motivo, a CNH Especial não se difere tanto da CNH em si, apenas uma junta de médicos avaliarão o grau de extensão da deficiência.

A habilitação especial, portanto, não apresenta qualquer dificuldade no processo. Após os documentos e requisitos de uma CNH qualquer serem entregues junto ao CFC, o candidato deverá buscar por uma clínica credenciada junto ao Centro de Formação de Condutores para realização da avaliação acerca da deficiência apresentada.

Portanto, após todas as avaliações e o laudo médico prestar positivo, o candidato passará pelo mesmo processo que os demais candidatos sem necessidade especial.


  • Como efetuar a mudança para Habilitação Especial ?

Um caso que inspira muita dúvida, visto que grande parte das carteiras de habilitação especial é emitida para pessoas que já tinham CNH, mas foram acometidas por algum tipo de deficiência física. Para esse caso, o candidato não deverá entrar em desespero. Mas será preciso realizar uma mudança de categoria.

A alteração exigirá um processo todo novo. Por assim dizer, o candidato deverá passar por novo exame médico, novo curso e prova prática, no entanto não serão necessárias as aulas teóricas. As aulas e prova prática avaliação se o motorista continua apto à condução de veículo automotor na nova condição.

Uma observação a se ressaltar é que o condutor acometido com qualquer tipo de enfermidade deve procurar um CFC o quanto antes. Isso porque se deficientes físicos circulam com carteiras de habilitações comuns e sem a atualização necessária, ele poderá ser multado e ainda ter a habilitação apreendida. Portanto, é imprescindível a mudança para habilitação especial o quanto antes.


A Flash Autoescola tem o que é preciso para te ajudar no que for preciso.Venha conosco e daremos o auxílio necessário!