CNH Especial Carro

A CNH Especial Carro é retirada da mesma forma que a CNH comum de categoria B. Da mesma forma que uma pessoa sem necessidades especiais tem o direito de dirigir, a pessoa que apresenta algum tipo de deficiência (seja de pequena ou grande escala) também possui o mesmo direito. E esse direito é concebido por meio da CNH Especial.

Mas a CNH Especial não apresenta apenas os benefícios para que o condutor com necessidades especiais possa ser um motorista habilitado, ela também concerne os direitos no que tangem às isenções tributárias respectivas ao IPI, IOF, ICMS, Rodízio ou Cartão Defis para a compra do veículo e futuro uso.

Dessa forma, a importância da certificação da CNH Especial Carro diz respeito em ter um carro adaptado e condizente com as necessidades. Para uma melhor condução e para assegurar direitos, a habilitação especial abrange, de certa forma, o documento de identificação necessário para certificar que o condutor em questão é portador de uma necessidade especial.

Portanto, se você é portador de qualquer tipo de deficiência que possa apresentar dificuldade para a condução de veículo automotor e não possui carteira de habilitação, dirija-se a Flash Autoescola. Especializada no atendimento aos candidatos à CNH Especial, a autoescola preza por um atendimento diferenciado e suporte durante toda a candidatura.

Então basta que você se dirija ao CFC, explique a situação, realize os exames médicos necessários e apresente os documentos requisitados. Afinal, a única diferença entre a CNH normal e a CNH especial diz respeito ao laudo médico credenciado que informará a aptidão ou não do candidato à condução de veículo automotor.

Não fique na dúvida, agende uma visita e prestaremos a assessoria necessária para todas as etapas da carteira de habilitação especial. Desde a apresentação dos documentos à saída com um veículo adaptado. Com a Flash, você tem um parceiro para confiar em todas as etapas.


CNH Especial Moto

O processo de candidatura à CNH Especial Moto não difere da CNH Especial para carro. Sendo bastante semelhantes nos processos burocráticos, ambas só precisam de um detalhe que difere da CNH Comum: o laudo médico certificando que o condutor apresenta condições físicas e cognitivas para condução de veículo automotor.

A CNH Especial não só concede os direitos de condução ao portador da mesma. Ela também possibilita que o condutor referente conquiste seus direitos de isenções tributárias na compra de uma motocicleta já adaptada, bem como a possibilidade de estacionamento em áreas permitidas e exclusivas para portadores de necessidades especiais.

CNH Especial Moto: única forma de acesso aos benefícios

Sob posse do Laudo Médico que permite o ingresso no processo de conquista da CNH Especial Moto, o mesmo se torna semelhante a qualquer CNH comum, seja ela de categoria A, B ou AB. O que difere é o laudo de um médico credenciado, que verificará junto à lista de restrições, se o futuro condutor apresenta condições mecânicas para conduzir uma moto.

A moto apresenta pequenas adaptações. Diferentemente do carro que pode ter inúmeras formas de conserto para um maior conforto do condutor com necessidades especiais. A possibilidade, entretanto, para transporte como passageiro torna o leque de oportunidades ainda maior para o portador de necessidades especiais. Visto que ele poderá ser incrementado um sidecar usufruindo-se dos benefícios de insenções tributárias.

Portanto, verificando-se todas as possibilidades, a CNH Especial Moto apresenta uma leve dificuldade a mais em ser conseguida, se comparada a CNH Especial para Carro. Adaptações mais limitadas, com uma lista de restrições médicas que se estendem um pouco mais em relação ao processo de retirada da habilitação especial para condução de carro.