Adaptação de Veículos

A adaptação de um veículo varia segundo o grau de lesão do específico condutor. Mudando o grau da lesão e a força restante – ou ainda que retornou –, as funções poderão viabilizar o condutor de dirigir veículos adaptados com comandos manuais.

No entanto, é necessária a adaptação do condutor à nova forma de dirigir. Afinal, a força mudou e, em muitos casos, as habilidades cognitivas apresentaram leve déficit. Portanto, ao adaptar o novo veículo, é importante treinar a condução nessa nova forma de direção.


Como funciona a adaptação de veículo ?

  • Freio e acelerador: neste específico comando poderá ser utilizada uma alavanca que, ao ser acionada para traz, acelera o veículo imediatamente. Já quando é empurrada para frente, ela acaba por acionar o breque, e a parada do veículo é imediata. Essa é a forma mais prática e barata de realizar adaptação, além de tornar universal para quem possui braços de tamanhos mais curtos.
  • Freio de mão: a forma mais fácil e prática para acionar o breque pela mão, para carros de passeios, é por meio de um botão que, ativado, desacelerará o veículo. O mecanismo poderá ser realizado por meio de uma alavanca ou artifícios semelhantes a alças.
  • Volante: o principal recurso de busca para adaptação de veículo é o volante. Coloca-se uma alça com o intuito de encaixar a mão de maneira simples, ou ainda a junção de dois ou três pinos para a inserção do punho e/ou dedos.
  • Comandos: os comandos que dizem respeito à luz, setas, travas, faróis ou demais recursos necessários para uso durante a condução poderão ser adaptados conforme necessidade do condutor.

Além destas principais adaptações realizadas, há também serviços para adaptação de aceleradores eletrônicos, bancos giratórios, adequação da embreagem, freio de estacionamento, acerto de pedais (inversão de pedal ao solo, inversão de pedal escamoteável e inversão de pedal removível), assim como também inserção de rampas e plataformas e entre outros serviços.

Não importa o problema do condutor do veículo, temos serviços especializados em todas as etapas. Portanto, a adaptação do veículo pode ser mais simples do que o imaginado.