1ª Habilitação Carro

A 1ª Habilitação Carro é um desejo de todo o jovem que completa 18 anos. Mas também ainda é o sonho de inúmeros adultos mais velhos que buscam, enfim, retirar a permissão para a condução de veículo automotor. Muitas vezes, o preço assusta e é preciso, em muitos casos, fazer economias, para assim requerer a habilitação.A primeira habilitação para carro compreende a categoria B para condução. Para a retirada da 1ª Habilitação Carro, o processo é bastante simples, e não requer dificuldades para a conquista. Basta que o candidato siga algumas pequenas normas que todo o CFC exige, e em questão de poucos meses o mesmo poderá estar já conduzindo seu carro.

1ª Habilitação Carro: da solicitação à condução

Há requisitos básicos necessários para a retirada da 1ª Habilitação Carro que possibilitará o candidato a ser um condutor efetivo. Entre essas exigências feitas por todo e qualquer CFC estão:

  • O candidato deverá saber ler e escrever;
  • Ele deverá portar um documento de identidade atualizado;
  • Penalmente imputável (sem registros de criminalidade sob resposta como maior de idade);
  • Realizar a apresentação de CPF na abertura do processo.

Após a apresentação dessas respectivas exigências mínimas, poderá ser dado início ao procedimento de retirada da primeira habilitação. As etapas sequentes serão:

  • Realização dos exames médicos solicitados;
  • Realização do exame Psicotécnico;
  • Realização do Curso Teórico (45h/aula);
  • Realização da Prova Teórica referente ao pequeno curso;
  • Realização do Curso Prático Veicular (20h/aula);
  • Realização da Prova de Direção Veicular sob avaliação;

Caso aprovado, o candidato, após um ano em posse da chamada Carteira de Habilitação Provisória (1ª Habilitação Carro), deverá realizar a solicitação para a Carteira de Habilitação Definitiva, que terá validade de mais quatro anos. Após esse tempo, a renovação será obrigatória a cada cinco anos.


1ª Habilitação Moto

A 1ª Habilitação Moto compreende a Categoria A para carteira de habilitação. Ela permite que o condutor dirija veículos automotores de duas ou três rodas. Essa habilitação, assim como a categoria B (Primeira Habilitação para carro) são as únicas possíveis de serem retiradas como Primeira Habilitação depois de completados os 18 anos de idade.O preço é mais baixo e, por esse motivo, muitas pessoas preferem solicitar esse documento ao invés da carteira de habilitação para carro. Além da moto ser um veículo mais barato e em conta do que o carro, ela dá uma maior facilidade ao condutor no que tange o deslocamento rápido em menor tempo. Contudo, é sempre preciso atenção ao conduzi-la.

1ª Habilitação Moto: dos cuidados à prevenção

A 1ª Habilitação Moto é sempre bem mais cuidadosa, por assim dizer, se comparada à condução do carro. Isso porque, devido à segurança, a moto deixa um pouco a desejar. Sem importantes instrumentos seguros que compõem um carro, o futuro condutor de moto precisa ser mais bem instruído e também capacitado para a condução.

Por esse motivo, antes de retirar a primeira habilitação da categoria A (ou AB, que compreende carro e moto) é imprescindível selecionar um CFC que seja responsável o suficiente para lecionar da melhor forma possível como deve ser o comportamento correto da moto e do condutor nas vias públicas.

A Flash Autoescola já está há 40 anos no mercado sendo uma das melhores opções dentro do nicho. Prezando pela responsabilidade, segurança e vida do condutor de moto, a Flash Autoescola frisa sempre que a vida do condutor não vale a irresponsabilidade no trânsito. Portanto, as melhores orientações serão sempre dadas por quem está há décadas no mercado.